Quem me conhece sabe que não sou de comer carne. Não é que eu não goste ou seja vegetariana, mas é que eu não sinto vontade e nem necessidade de comer carne vermelha. Fui na Livraria Catarinense com meu marido e vasculhando na estante de culinária achei o livro Culinária de Todas as Cores - 200 Receitas Vegetarianas Criativas ( o livro possui um preço bem acessível para quem se interessou e quiser comprar).
Abri o livro, comecei a olhar as receitas e decidi fazer uma delas para o meu marido. A receita que escolhi chama-se: Pão com Ovos e Parmesão. Comecei a ler a receita e separei os ingredientes. Como não tinha todos os ingredientes, precisei substituir alguns.
Vamos a receita: 6 tomates, 4 colheres (sopa) de pate de azeitona ou do recheio que tiveres em casa, azeite extra virgem para regar, 150ml de leite, 3 ovos, 3 colheres de parmesão ralado na hora, 50g de manteiga, pão de sua preferência (a receita original diz 6 fatias de pão branco, como eu não tinha usei os pães que tínhamos congelados), folhas de manjericão (peguei da minha mini horta), sal e pimenta a gosto.
Coloquei o leite, o queijo, os ovos, o sal e a pimenta em uma tijela. Misturei bem. Na receita dizia para passar o pão nessa mistura, mas eu perdi o ponto do tempo e deixei mais do que devia. Com isso os pães absorveram todo o líquido (pensei comigo, porque não segui a receita?!). Bem, agora que o estrago já estava feito, só me restava tentar consertar. Passei a manteiga em uma frigideira e fritei os pães. Experimentei um dos pães, e fiquei mais preocupada, pois a quantidade de sal que eu coloquei na mistura não foi o suficiente e o pão estava sem tempero. Corri para geladeira para ver se ainda tínhamos molho pesto. Como a Lei de Murphy sempre me acompanha, é lógico que nem vestígio do pesto na geladeira, porém achei um pote de mostarda e mais parmesão. Então tive uma ideia: passei a mostarda no pão e cobri com parmesão ralado. Dei mais uma fritada e coloquei no forno pré aquecido para manter o pão quente.
Em paralelo lavei os tomates e cortei-os no meio. Tirei as sementes e coloquei o recheio. Utilizei como recheio a mistura que sobrou do pão picante que minha sogra fez. Coloquei os tomates, com a parte cortada para baixo, em uma assadeira e coloquei azeite de oliva por cima. Levei os tomates ao forno e deixei assar por 8 minutos (na receita indica de 3 a 4 minutos, mas como o forno não estava bem quente, deixei mais um pouco).
Tirei o pão e os tomates do forno e coloquei-os no prato com as folhas de manjericão como decoração e servi para minha cobaia número 01: meu marido.
Ele disse que ficou bom e comeu tudo. Perguntei a ele o que poderia ter feito para dar mais sabor ao prato e ele me sugeriu flor de sal (não sei o que é, vou procurar mais tarde no google).
Fiquei feliz, por ter conseguido fazer sozinha e ter ficado bom!
Ah, nem preciso dizer que me queimei na frigideira e no forno (não lembrei que estavam quentes! kkkkkk)
Abraços para quem leu :)!